Posso confiar e comprar no Sampa Ingressos?

Obviamente, nós vamos lhe responder: "Sim, pode confiar!". Mas não somos a fonte mais apropriada para responder a esta pergunta, já que somos parte interessada na resposta. Por isso, vamos lhe indicar como saber se o Sampa Ingressos (ou qualquer outro site) é confiável.

Quem está por trás?

A primeira pergunta é: qual é a empresa responsável pelo site? Porque se você tiver algum problema, é a empresa que deverá ser responsabilizada, não um "rapaz" ou uma "menina" que toma conta do negócio.

Você pode saber a resposta a esta pergunta no registro.br, "o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br." Todo site com final .br deve, necessariamente, estar cadastrado no registro.br.

Um dos serviços do registro.br é o "Who is", que vai revelar quem está por trás do site. É só acessar

https://registro.br/tecnologia/ferramentas/whois/

e informar o nome do domínio. O resultado retornará várias informações; as que realmente interessam são o Titular e o Documento. Já que usar o Sampa Ingressos como exemplo poderia despertar desconfiança, vamos usar um dos principais e mais confiáveis sites do Brasil: o PagSeguro. Veja, por exemplo, o resultado da consulta ao pagseguro.com.br:

TITULAR PAGSEGURO INTERNET S.A.
DOCUMENTO 08.561.701/0001-01

O Documento é um CNPJ; isso já é bom sinal, porque há uma empresa por trás do Pagseguro. Para saber a situação dessa empresa, acesse

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

informe o CNPJ que consta no registro.br e verifique o campo "SITUAÇÃO CADASTRAL"; se a situação é "ATIVA", a empresa está apta a operar. Observe, ainda, a localização da empresa:
LOGRADOURO: AV BRIGADEIRO FARIA LIMA NÚMERO: 1384 COMPLEMENTO: ANDAR 4 - PARTE A

E se ao consultar o registro.br aparece um CPF?

Aí começa a complicar. Quem você vai acionar, no Procon, por exemplo, caso aconteça algum problema? Você nem consegue saber de quem é o CPF, já que sem a data de nascimento não é possível consultar o titular, sequer se está em situação regular. Pense: por que alguém esconderia a empresa proprietária do site (se é que existe uma) atrás de um CPF anônimo? Que garantias legais você tem se nem sequer sabe quem é ou o a responsável pelo site?

E se for CNPJ "EIRELI"?

Trata-se de uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou seja, uma empresa com um só sócio. Segundo o Sebrae, a "responsabilidade limitada" deste tipo de empresa implica que o único sócio pode contar com uma proteção: seu patrimônio pessoal não será comprometido em caso de litígio: "caso o negócio contraia dívidas, apenas o patrimônio social da empresa será utilizado para quitá-las".

E onde fica a empresa?

Uma outra dica é verificar se a empresa divulga seu endereço, atentendo o Art. 2º do DECRETO Nº 7.962, DE 15 DE MARÇO DE 2013: "Os sítios eletrônicos ou demais meios eletrônicos utilizados para oferta ou conclusão de contrato de consumo devem disponibilizar, em local de destaque e de fácil visualização, as seguintes informações: "I - nome empresarial e número de inscrição do fornecedor, quando houver, no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda; II - endereço físico e eletrônico, e demais informações necessárias para sua localização e contato"

Veja, mais uma vez, o rodapé da página principal do pagseguro:

© 1996-2021 O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
PAGSEGURO INTERNET S/A - CNPJ/MF 08.561.701/0001-01
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.384, São Paulo - SP - CEP 01452-002

Note, e é importante, que o endereço divulgado é o mesmo que consta no registro perante a Secretaria da Fazenda, e não é um escritório fantasma que sequer tem uma estrutura física

E a segurança?

Ao acessar o site da empresa, especialmente ao efetuar a compra, verifique, na URL (o endereço do site) se aparece o “cadeadinho”, como resultado de operar num ambiente HTTPS: Se aparece, o tráfego de dados entre o browser (Chrome, Firefox ou qualquer outro) e o servidor está protegido por um certificado SSL, ou seja, em poucas palavras, os dados serão criptografados, tornando muito, mas muito difícil que um hacker consiga compreender os dados enviados, tais como número de cartão, data de validade, senha ou qualquer outro. Veja, por exemplo, que ao você digitar pagseguro.com.br o endereço automaticamente muda para “https://pagseguro.uol.com.br” , e, à esquerda, aparece o tal do cadeado. É seguro.

Ou seja, o PagSeguro tem todos os elementos necessários para você saber que é uma empresa legalizada, e realizar um pagamento com absoluta confiança.

Agora que você já sabe o caminho das pedras, procure informar-se sobre o Sampa Ingressos, bem como sobre outros sites que oferecem ingressos ou outros bens na internet.