• Buscar
Fechar
Atenção: Esse evento não está em cartaz.

Elogio da Loucura

  • Comédia dramática
  • 70 minutos
  • 12 anos

Teatro J. Safra

Rua Josef Kryss, 318 - Barra Funda Ver endereço no Google Maps

Horário da Bilheteria

Quartas e quintas, 14 às 21h; Sextas, Sábados e Domingos, 14h até o horário dos espetáculos.

Sobre o evento

O espetáculo é inspirado na obra “O Elogio da Loucura” de Erasmo de Rotterdam, um dos principais humanista e teólogo que viveu durante a idade média. Esta obra é uma total sátira a sociedade dos séc. XV e XVI, e apresenta uma nova visão eclesiástica e renovadora da igreja, pois mostra a sociedade como um espelho de si mesma, porém... O espetáculo é inspirado na obra “O Elogio da Loucura” de Erasmo de Rotterdam, um dos principais humanista e teólogo que viveu durante a idade média. Esta obra é uma total sátira a sociedade dos séc. XV e XVI, e apresenta uma nova visão eclesiástica e renovadora da igreja, pois mostra a sociedade como um espelho de si mesma, porém sua obra acabou tornando-se atemporal. Nesta versão para o teatro, a atriz Leona Cavalli interpreta a Loucura, que mantém o seu discurso através da ótica e conteúdo da obra, com ironia e sarcasmo, um reflexo da sociedade de todos os tempos. A loucura, a insanidade mental, não é definida como uma condição humana que podemos adquirir. Erasmo trata a loucura de uma forma externa ao homem, e o homem só será louco se desejar ser. Música ao vivo e várias referências da Loucura: nas artes, na história e na sociedade, completam a encenação repleta de ironia e humor. Ler Mais

Elenco

Texto: Leona Cavalli e Eduardo Figueiredo. Da obra de: Erasmo de Rotterdam. Direção: Eduardo Figueiredo. Assistente de direção: Alex Bartelli. Elenco: Leona Cavalli.

Avaliações

  • 4.8
  • Média das avaliações
Total de avaliações: 40

Andreia I.

5,0

"Gostei foi reflexiva e atual!"

Jorge R.

5,0

"Excelente adaptação e primorosa atuação. Mal o Brasil era descoberto e Erasmo de Rotterdam escrevia cenas que se repetem até agora. "Pode haver maior loucura que a de um candidato que adula suplicantemente o povo para conquistar honras e que compra o seu favor à custa de liberalismo? que a daquele que recebe servil e humildemente os aplausos dos mentecaptos? daquele que fica lisonjeado com as aclamações populares? daquele que se deixa carregar em triunfo, como um mito, para ser visto pelo povo; ........acrescentai, finalmente, as cerimônias públicas levadas a efeito para colocar no número dos deuses os mais celerados tiranos.""

Maria S.

5,0

"Atuação eletrizante."

Rafael D.

5,0

"Eu fiquei encantado com a peça "Elogio da LOUCURA"! Super recomendo! Muita reflexão feita de forma divertida. Saí do teatro procurando entrevistas da atriz Leona Cavalli sobre o espetáculo. Também baixei o livro pra ler. Texto super atual, apesar de ter sido escrito e publicado há mais de 500 anos."

Domingos C.

5,0

"Leona sensacional e a montagem do texto muito inteligente e cuidada. Valeu"

Leslie M.

5,0

"simplesmente perfeito!!"

Silvia T.

5,0

"Simplesmente genial! Interpretação fantástica da atriz! Parabéns a todos que fizeram parte desse projeto!"

José L.

5,0

"Grande espetáculo."

Karina G.

5,0

"Imperdível! Qualquer comentário além disso é desnecessário…"

Ajax G.

5,0

"Grande performace"

Sara M.

5,0

"Excepcional!"

Rosimeire M.

5,0

"Espetacular atuação da Leona Cavalli. Muito bem dirigido. Sorte de quem prestigiou! Viva o teatro"

Vania S.

4,0

"Boa noite! Espetáculo: muito bom Cenografia: bom! Algumas trocas de figurinos, me pareceu bem confusa. Atriz: excelente! Se adaptou muito bem as intercorrências do cenário. Profissionalíssima! Interpretação/ atriz: excelente! Mensagem do espetáculo, enviada com sucesso; tom de voz acertivo e modulado, sem exageros; texto maravilhoso; O primeiro espetáculo desse ano, sem palavrões. Sucesso!!!"

Pedro P.

5,0

"Espetáculo maravilhoso, vale a pena!!"

Pedro B.

5,0

"Um texto do século XVI e, no entanto, muito atual. O seu autor Erasmo, foi clérigo religioso e muito crítico à sociedade do seu tempo. O texto no meu entender é muito atual e a atriz bem alinhada ao mesmo. Uma personagem monologa e vem mostrando ao longo do espetáculo as características da loucura contemporânea. No meu entender, a loucura parece estar em grande risco da inautenticidade, isto é ́, a alienação. Hoje a bajulação está na ordem do dia. A loucura pelo conhecimento, por exemplo, a escolar, não identifico em dias atuais. Os estudantes recebem bajulações daqueles que deveriam conduzi-los para o futuro."

Wagner M.

5,0

"Espetacular!!! Simplesmente é tudo mais."

Fabio L.

5,0

"Incrível a performance teatral !! E o tema é super relevante !! Adorei"

Andre J.

5,0

"Lindo espetáculo! A atuação da Leona foi brilhante!!! Figurino, aúdio e sonoplastia incríveis!!!"

Ana S.

3,0

"Montagem interessante com ótimo figurino e a música ao vivo faz toda diferença O texto tem momentos belíssimos porém, usa da ferramenta de falar e envolver a plateia em excesso, alguns momentos de interação, trazendo a personagem para o momento atual e derrubando a quarta parede são desnecessários e fazem perder o encanto da peça Vale a experiência, pessoalmente me encantei com a loucura e não com a interação com a plateia"

Clarice D.

5,0

"Excelente atriz, texto clássico e instigante, encenado a partir de uma adaptação e montagem inovadoras, com destaque para a interação com os músicos que tocam ao vivo durante a apresentação. O texto, apesar de ter sido escrito no século XVI, faz o expectador refletir de modo surpreendente a respeito de questões atuais, mas também universais e filosóficas. Já o talento e a versatilidade de Leona Cavalli convidam ao envolvimento do público para além dos ditos “iniciados”,"

Jane C.

5,0

"Leona Cavalli é uma das grandes atrizes brasileiras e cada vez que toma de um texto, faz valer seu lugar.Esta brilhante .O texto cumpriu sua adaptaçao ,de um texto filosofico para sua atualidade.Cenario, som, iluminaçao...otimos"

Rodrigo N.

3,0

"Enredo interessante. Peça boa, porém me pareceu não enfocar tanto no conteudo sobre o texto, com maior enfase a parte do espetaculo."

Henrique Q.

5,0

"Realmente um texto contemporâneo, embora escrito séculos atrás. Mostra o resultado do ser humano ter se distanciado do Divino. Muito interessante e bem estruturado, inclusive com a arte presente na música ao vivo. Belíssima apresentação. Obrigado a todos os envolvidos."

Wilson G.

5,0

"Ótimo espetáculo!"

Fabio P.

5,0

"Excelente atuação da atriz Leona Cavalli"

Maria C.

5,0

"Eloquente e maravilhosa a atuação de Leona, inclusive o texto, amei, parabéns monologo impecavel, super recomendo."

Rodrigo C.

5,0

"Excellent, tanta gente precisando ver este espetáculo…"

Eventos relacionados

41%
O Vendedor de Sonhos 70 min.Teatro Gazeta 13/01 até 28/06 Sábados, às 20h; Sexta (17/05), às 20h30; Domingo (19/05), às 19h; Sexta (28/06), às 20h30
50%
A Vida Passou por Aqui 105 minTeatro UOL 05/01 até 26/05 Domingos, às 18h
50%
Irmão Sol, Irmã Lua, no Teatro 120 minTeatro UNICID 11/08 domingo, às 20h30
50%
O Controle Teatro União Cultural 10/04 até 30/05 Quartas e quintas, às 21h.